Rodrigo é formado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pós graduação em ciência de dados e inteligência artificial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Como Analista Imobiliário no Cartório Eunápio, aplico conhecimentos em incorporações imobiliárias e regularizações, alinhados às legislações específicas, como a Lei 6.015/73 e 4.591/64. Desenvolvo relatórios financeiros e soluções que otimizam processos complexos, incluindo automações baseadas em Python, como classificação de imagens, conferência automática, engenharia de dados, limpeza, estruturação e integração de dados (ETL/ELT).
Dentre minhas experiências, gosto significativamente de 4 (quatro). 1) Robô assessor de investimentos, o qual deveria consumir dados da CVM e criar carteiras de fundos de investimentos otimizadas, com base no perfil, instituição financeira, aversão ao risco, aporte disponível e demais informações pertinentes; 2) Digitalizador e gerenciador de arquivos, programa responsável por alimentar um serviço federal do Operador Nacional de Registro (ONR); 3) Geração de indicadores dos hospitalizados por COVID-19 na Paraíba, trabalho que realizei ao longo da pandemia e que era parte integrante do BOLETIM COVID-19 realizado pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (LABIMEC) da UFPB; e 4) Engenharia de dados com uso de I.A de dados não estruturados para dados estruturados, trabalho mais desafiador e divisor de águas, onde foi preciso estruturar dados de textos soltos, sem padrão algum e muita das vezes com informações omissas em sequência. Estes trabalhos foram fundamentais e alicerçam o meu entendimento acerca de ciência e engenharia de dados.
Situações desafiadoras não são empecilhos para mim. Proatividade, visão estratégica, comunicação clara e objetiva são reflexos de quem sou. Desejo, no longo prazo, unir o conhecimento imobiliário adquirido na minha trajetória cartorária ao universo cientifico dos dados. Neste sentido, negócios inteligentes, alto grau de automatização através de agentes autônomos e políticas data driven são fundamentais nesse caminho.
Resume